segunda-feira, agosto 21, 2006

Acará Disco


Características

País de origem
América do Sul (Brasil)
Comportamento
Extremamente pacífico e tímido
Família
Ciclídeos
Sociabilidade
Grupo, convive bem com espécies pacíficas
PH
5.5 a 7.0
GH
2
DH
0 a 7
Amônia
Baixo
Nitritos
Baixo
Tamanho
18 a 20 cm de diâmetro
Temperatura
28º C a 30º C
Tamanho do aquário
200L
Alimentação
Onívora
Reprodução
Ovípara

Dimorfismo Sexual

Fêmea

Lábio inferior maior
Nadadeiras pélvicas curtas
Barbatana dorsal e anal curtas
Ovopositor é aparente
Apresenta aparência mais redonda que o macho

Macho
Calombo na testa
Nadadeiras pélvicas mais longas
Barbatana dorsal e anal mais longas
Raios duros e maiores na barbatana dorsal
Adultos geralmente são maiores

Apesar de todas estas diferenças é muito difícil identificar o sexo de um Disco até que se forme um casal.


Um dos pontos mais importantes em se tratando de Discos é a alimentação. Os resultados de uma boa alimentação estão relacionados diretamente com o crescimento, com as cores, com a fertilidade e lógico com condicionamento dos Discos. Podemos dar aos Discos vários tipos de alimentos, tais como: secos, vivos, congelados e caseiros. Os Discos devem ser alimentados de 2 a 3 vezes ao dia. É importante ressaltar que a alimentação deve ser variada e balanceada, fornecendo pelo menos duas vezes por semana alimentos vivos.

Entretanto se o Disco se aliementar só de alimentos vivos ele recusará alimentos industrializados.

Alimentos Secos: Flocos e Granulados

Alimentação prática de baixo custo, balanceada que é fonte de vitaminas, minerais e carboidratos, que não são encontrados nos alimentos vivos e congelados. É interessante sempre variar de ração e fabricante para que o peixe não se vicie. É o tipo de alimento que menos polui o aquário. Este tipo de alimento deve ser a base da alimentação dos Discos, acompanhado de alimentos vivos, congelados e caseiros.

Alimentos Vivos

São os alimentos mais apreciados e que constituem as melhores fontes de nutrição para os Discos.

Alguns Tipos de Alimentos Vivos:

Enquitréia -pequenos vermes brancos com 1 cm de comprimento-alimento muito gorduroso-deve ser fornecido no máximo 2 vezes por semana

Blood Worms -larvas de mosquito de cor vermelha - alto valor nutritivo - rico em proteínas-ativa a coloração

Artêmia Salina -pequenos crustáceos encontrados em salinas-considerado um dos melhores e mais completos alimentos para Discos-deve-se tomar bastante cuidado sobre a procedência da artêmia-aguça o extinto de caça do peixe-aumenta o metabolismo do peixe.

Para manter as Artêrmias vivas por até 5 dias, deve-se pegar um recipiente baixo e largo e colocar água com sal já misturados na proporção de 15 gramas (2 colheres de chá) de sal grosso sem iodo para um litro de água. A água não pode ultrapassar a medida de 2 cm do recipiente.

Alimentos Congelados

Geralmente usado como complemento aos alimentos secos ou como substituto ao alimentos vivos. Alguns Tipos: Blood worms, Artêmia salina.

Alimentos Caseiros

Geralmente aquaristas e principalmente criadores alimentam seus Discos com patês. É importante ressaltar que após a refeição deve ser feita uma TPA de uns 30% devido à poluição que o patê causa.

Algumas receitas:

Patê de Coração de Boi150 gr de coração de boi cru
150 gr de camarão cru e sem casca
30 gr de color bits
100 gr de espinafre cozidoPatê de Coração de Peru
200 gr de coração de peru
100 gr de camarão cru e sem casca
100 gr de espinafre cozido
10 gotas de vitamina líquida infantil ou multivitaminico para peixes

Patê Vegetal

100 gr de espinafre cozido
10 gr de pimentão vermelho
50 gr de cenoura cozida
100 gr de ervilha fresca

Patê para Melhorar a Coloração

1 dente de alho
100 gr de camarão cozido
100 gr de mexilhão cozido
100 gr de espinafre cozido

Você pode usar gelatina sem sabor para dar consistência a todas as receitas. Primeiro remova o máximo de gordura possível dos ingredientes de origem animal, depois triture todos os alimentos, até conseguir um massa homogênea não muito fina. Use forma de gelo ou copo descartável de café para armazenar no congelador. Eu, particulamente, não uso ovos em receita de patê, pois a poluição é acima da média dos outros ingredientes.

20 minutos após alimentar sifone todo alimento não consumido.

A alimentação dos filhotes é tão ou mais importante que a dos Discos adultos.
Além do muco dos pais os filhotes necessitam de um complemento que ajude-o a se desenvolver. O melhor e mais usado sem dúvida são os Náuplios de Artêmia que são mais nutritivos que a Artêmia adulta. Devido ao sua alta taxa de proteínas os Náuplios de Artêmia são o alimento com maior valor energético. Os Náuplios de Artêmia são oferecidos três vezes por dia, até o segundo mês ou oito semanas, esta alimentação vai fazer com que os filhotes tenham um crescimento rápido. Após 30 minutos de oferecida a alimentação retire o excesso de alimento para que água não fique poluída. Após o segundo mês continue a alimentar os filhotes com Náuplios com acréscimo de ração industrializada para filhotes. Após o terceiro mês passe a alimentar com Artêmia viva, ração industrializada, alimento congelado e patê.

É importante ressaltar que com o passar do tempo o aquarista deve diminuir o uso de Artêmia para que os Discos não rejeitem outros tipos de alimentos.

Reproduzir Náuplios de Artêmia: Misture 15 gramas (2 colheres de chá) de sal grosso sem iodo para um litro de água depois acrescente 1 colher de sobremesa de ovos de artêmia, coloque em um recipiente fechado (garrafa pet) com uma saída de ar (pedra porosa). No máximo em três dias os ovos irão eclodir.

Reprodução

A reprodução de Discos em cativeiro é relativamente fácil desde que se obedeça algumas regras.
Existem duas maneiras de se conseguir formar um casal, a primeira é comprar um casal já formado, a segunda é manter em seu aquário um grupo de no mínimo 6 Discos de tamanho e idade semelhante. Quando reparar que 2 Discos estão nadando juntos com as nadadeiras esticadas, sacudindo um em frente do outro, nadando rapidamente um em direção ao outro e ao se cruzar apontam a cabeça para baixo (ritual do acasalamento) e ainda evitando os demais peixes, parabéns, tudo indica que você conseguiu formar um casal.

Coloque o casal em um outro aquário de aproximadamente 70 litros sem substrato que deverá possuir uma tampa de vidro, um aquecedor, um filtro de esponja e receptáculo de desova (telha de barro, tijolo, vaso de barro invertido, cano de pvc ou um cone industrializado para reprodução). Tampe a parte traseira, os lados e 50% da frente com uma cartolina azul claro para dar mais privacidade ao casal. É importante ressaltar que o aquário de reprodução deve permanecer em lugar de pouco movimento.

Montado o aquário de reprodução, chegou a hora da paciência, mesmo com o receptáculo no aquário o casal pode resolver desovar em outro lugar, assim que o casal escolher o local, este vai ser limpo e só depois acontecerá a desova. Após a desova é importante a utilização de um rémedio contra fungo (Azul de Metileno), o inimigo dos ovos. Os ovos que foram atacados por fungos vão ter uma cor branco fosco e vão ser eliminados pelos pais. Em três dias os ovos irão eclodir e até que os filhotes comecem a nadar são mais 3 dias. É normal que após a desova os pais comam os ovos. Caso isto aconteça, na próxima desova coloque uma rede para proteger os ovos.

Existem maneiras de se induzir a desova tais como:

- Variar a temperatura da água em 3 graus,
- TPA em torno de 60%,
- Alimentar com comida de boa qualidade,
- Utilizar luz do sol,
- Colocar um terceiro Disco no aquário onde está o casal.

Entretanto o melhor que se tem a fazer e deixar que o processo de reprodução seja o mais natural possível.

2 comentários:

Unknown disse...

OLá meu nome é alex e estou começando agora no ramo gostaria de saber se num aquario de 60l eu posso ter uma reprodção e gostaria muito que vcs entracem em contato comigo pos quero muito me aprofundar no assunto, desde já meu muito abrigado....

Unknown disse...

OI, PARABÉNS PELO SITE. ACHEI BASTANTE LEGAL, AS INFORMAÇÕES SÃO MUITO BOAS. VALEU. MEU NOME É ALEX E BOA SORTE PARA VOCÊS. (RIO DE JANEIRO).